
19 maio 2020
Como será o futuro das empresas após a pandemia?
4 min
Em todos os países em que o novo coronavírus passou, houve inúmeros e grandes desafios para as organizações de todos os segmentos. A maioria delas, se não todas, tiveram que adaptar a forma como negociavam para manter o funcionamento do seu fluxo de caixa. Por isso, o futuro das empresas após a pandemia é cheio de mudanças.
Se antes os ambientes corporativos estavam começando a ter um olhar mais atento ao mundo digital para se preparar e reinventar os hábitos, o COVID-19 acelerou esse processo de anos para poucos dias.
Assim que esse momento delicado passar, as novas tendências surgirão e é preciso ficar atento e se transformar para uma nova normalidade. Assim, preparamos esse artigo para que você entenda as possíveis mudanças que os negócios deverão observar. Saiba mais a seguir!
Ao longo dos anos, muitas companhias se acomodaram, procurando pouco sobre transformar-se de acordo com o mundo atual. Com a pandemia se alastrando, todos os empreendimentos que se mantinham assim, passaram e devem continuar a ter um ritmo de vicissitude mais acelerado, tornando-se mais resilientes, ágeis e adaptáveis aos cenários da sociedade.
Os estabelecimentos estão tentando preservar o seu fluxo de caixa o mais estável possível e, para isso, aconteceram algumas alterações em seus modelos. As startups, por exemplo, deverão ser mais autossustentáveis no futuro após a pandemia, sem depender exclusivamente de investidores.
Nesse período, podemos notar que a quarentena influenciou muito os hábitos feitos presencialmente, mas que poderiam ser realizados online. Hoje, já nos acostumamos com a diminuição do contato humano, seja no delivery de comida, transações bancárias por aplicativos, aulas e reuniões virtuais, trabalhos em casa, compras ou pagamentos online.
No futuro após a pandemia, a aproximação entre as pessoas não deixará de existir, pois somos seres sociáveis por natureza. No entanto, teremos mais opções digitais à disposição para concluir as tarefas remotamente, em qualquer lugar do mundo.
Uma das curiosidades que pairava sobre muitas pessoas era como seria trabalhar diretamente da sua casa, ou seja, o famoso home office. Deixar de ir até o escritório foi uma das mudanças que o isolamento social exigiu, e agora é uma grande tendência de trabalho para os próximos anos.
Agora que temos a possibilidade de cumprir nossas obrigações no nosso lar, será que as pessoas ainda vão querer perder tempo no dia a dia se deslocando até o local de serviço? Essa questão é uma das muitas que os empresários deverão repensar, até porquê envolve um custo que pode ser evitado.
A nova forma de trabalhar exigiu que os funcionários entregassem a mesma produtividade de antes, como se estivessem no escritório. O que surpreendeu os donos e gestores das companhias, pois houve um resultado positivo com o serviço feito de forma remota, conforme primeiros estudos.
Essa reação rápida das organizações em preservar a saúde dos colaboradores, mas ao mesmo tempo não parar as demandas, certamente mudará as rotinas dos times, que nunca mais será como antigamente. Nesse caso, deverão ter mais foco em produzir, mas de qualquer lugar, em qualquer hora, e com a mesma qualidade de antes.
Esse é o momento em que o melhor modelo a ser instalado é a horizontalização das coisas. Reduzir custos desnecessários e contratar serviços de especialistas terceirizados é uma ótima solução. E no setor de cobrança, não poderia ser diferente. Poder contar com a ajuda de profissionais qualificados, que possam deixar seu fluxo de caixa ativo e manter suas relações comerciais em um momento como esse, é essencial para o seu negócio.
Isso é uma realidade na Facto. Somos feitos de profissionais treinados e qualificados para momentos como esse, onde ninguém esperava por este cenário. Também prestamos um serviço de cobrança especializado, o que é denominado por gestão humanizada de cobranças. Isso significa que a condução dos nossos serviços é direcionada para receber seus ativos e manter o relacionamento comercial com o seu cliente, driblando possíveis desgastes.
Para os empreendedores que estão preocupados com o futuro das empresas após a pandemia, não há motivos para desespero. O presencial nunca morrerá, mas a partir desse período deixará de ser uma obrigação. A velocidade da adoção de novas tecnologias criará um espaço que aproximará as pessoas, mesmo longes. Agora, é só se preparar!
Gostou do artigo? Aproveite para curtir nossa página no Linkedin e ficar por dentro de assuntos como esse.
Se antes os ambientes corporativos estavam começando a ter um olhar mais atento ao mundo digital para se preparar e reinventar os hábitos, o COVID-19 acelerou esse processo de anos para poucos dias.
Assim que esse momento delicado passar, as novas tendências surgirão e é preciso ficar atento e se transformar para uma nova normalidade. Assim, preparamos esse artigo para que você entenda as possíveis mudanças que os negócios deverão observar. Saiba mais a seguir!
Empresas mais fortes
Ao longo dos anos, muitas companhias se acomodaram, procurando pouco sobre transformar-se de acordo com o mundo atual. Com a pandemia se alastrando, todos os empreendimentos que se mantinham assim, passaram e devem continuar a ter um ritmo de vicissitude mais acelerado, tornando-se mais resilientes, ágeis e adaptáveis aos cenários da sociedade.
Os estabelecimentos estão tentando preservar o seu fluxo de caixa o mais estável possível e, para isso, aconteceram algumas alterações em seus modelos. As startups, por exemplo, deverão ser mais autossustentáveis no futuro após a pandemia, sem depender exclusivamente de investidores.
Negócios mais digitais
Nesse período, podemos notar que a quarentena influenciou muito os hábitos feitos presencialmente, mas que poderiam ser realizados online. Hoje, já nos acostumamos com a diminuição do contato humano, seja no delivery de comida, transações bancárias por aplicativos, aulas e reuniões virtuais, trabalhos em casa, compras ou pagamentos online.
No futuro após a pandemia, a aproximação entre as pessoas não deixará de existir, pois somos seres sociáveis por natureza. No entanto, teremos mais opções digitais à disposição para concluir as tarefas remotamente, em qualquer lugar do mundo.
Novas rotinas de trabalho no futuro após a pandemia
Uma das curiosidades que pairava sobre muitas pessoas era como seria trabalhar diretamente da sua casa, ou seja, o famoso home office. Deixar de ir até o escritório foi uma das mudanças que o isolamento social exigiu, e agora é uma grande tendência de trabalho para os próximos anos.
Agora que temos a possibilidade de cumprir nossas obrigações no nosso lar, será que as pessoas ainda vão querer perder tempo no dia a dia se deslocando até o local de serviço? Essa questão é uma das muitas que os empresários deverão repensar, até porquê envolve um custo que pode ser evitado.
Foco na produtividade
A nova forma de trabalhar exigiu que os funcionários entregassem a mesma produtividade de antes, como se estivessem no escritório. O que surpreendeu os donos e gestores das companhias, pois houve um resultado positivo com o serviço feito de forma remota, conforme primeiros estudos.
Essa reação rápida das organizações em preservar a saúde dos colaboradores, mas ao mesmo tempo não parar as demandas, certamente mudará as rotinas dos times, que nunca mais será como antigamente. Nesse caso, deverão ter mais foco em produzir, mas de qualquer lugar, em qualquer hora, e com a mesma qualidade de antes.
Terceirização de serviços
Esse é o momento em que o melhor modelo a ser instalado é a horizontalização das coisas. Reduzir custos desnecessários e contratar serviços de especialistas terceirizados é uma ótima solução. E no setor de cobrança, não poderia ser diferente. Poder contar com a ajuda de profissionais qualificados, que possam deixar seu fluxo de caixa ativo e manter suas relações comerciais em um momento como esse, é essencial para o seu negócio.
Isso é uma realidade na Facto. Somos feitos de profissionais treinados e qualificados para momentos como esse, onde ninguém esperava por este cenário. Também prestamos um serviço de cobrança especializado, o que é denominado por gestão humanizada de cobranças. Isso significa que a condução dos nossos serviços é direcionada para receber seus ativos e manter o relacionamento comercial com o seu cliente, driblando possíveis desgastes.
E o que vem no futuro após a pandemia?
Para os empreendedores que estão preocupados com o futuro das empresas após a pandemia, não há motivos para desespero. O presencial nunca morrerá, mas a partir desse período deixará de ser uma obrigação. A velocidade da adoção de novas tecnologias criará um espaço que aproximará as pessoas, mesmo longes. Agora, é só se preparar!
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