
14 janeiro 2021
Banco digital: a inovação no atendimento humanizado
3 min
Até pouco tempo, quando uma pessoa desejava ter uma conta em banco, necessitava ir até a instituição bancária, abrir uma conta, esperar a aprovação, aguardar o envio do cartão e voltar à agência para cadastrar as senhas.
Atualmente, esse processo é muito mais fácil com os bancos digitais, que permitem a criação de uma conta através do celular em poucos minutos. A partir disso, o usuário recebe seu cartão em até 15 dias e cadastra suas senhas pelo aplicativo, tudo com segurança e praticidade.
Esse novo cenário trouxe algumas tendências e necessidades, como a substituição do contato humano e resoluções de problemas diferentes. Quer entender mais sobre os bancos digitais e esse contexto? Então continue a leitura!
Não é preciso parar muito tempo para observar a maioria das pessoas ao nosso redor usando smartphones. Vendo essa tendência, os bancos digitais surgiram e ganharam cada vez mais a atenção dos brasileiros.
Agora, as transações bancárias, como transferências, pagamentos, solicitação de cartões de crédito e conta virtual, estão muito mais acessíveis para todos por meio do Pix. Essa é uma inovação digital em que o usuário paga, recebe e transfere de forma simples e custo zero para pessoa física.
E não para por aí. O maior atrativo desses bancos são os valores das tarifas, que quase não existem para a maioria das operações básicas e, quando há, são menores que as das instituições tradicionais.
Nessa esfera digital e cada vez mais automatizada por robôs, esses bancos vêm trazendo outros atrativos além do financeiro. É o atendimento humanizado, que é essencial para conquistar e manter os clientes.
Sem esse tipo de interação, certamente as instituições não sobrevivem no mercado. É preciso ter equilíbrio para conciliar a tecnologia com a humanização, sem roteiros com perguntas mecanizadas que não resolvem o problema dos usuários e geram frustrações.
Na prática, esses bancos tratam seus correntistas como se estivessem em um atendimento presencial, afinal, não há pontos físicos para que os clientes procurem por ajuda e dialoguem com o gerente, por exemplo. Por isso, o aproveitamento dos canais online para tratar os desafios com um olhar mais humano é imprescindível nesse caso.
Um fato incontestável é que esses bancos oferecem créditos para muitas pessoas, e em alguns casos, até para quem já se encontra inadimplente em outros negócios. Essa alta demanda significa um elevado índice de débitos não quitados em dia, por diversas causas.
Por esse motivo, o atendimento humanizado deve ser aliado no momento das cobranças. É necessário entender o contexto em que esses indivíduos estão e fazer propostas condizentes, dando a oportunidade para que paguem quando e como puderem.
O público atual sente-se confortável para falar sobre suas dívidas e fazer acordos apenas quando se sente respeitado e percebe a personalização de tratamento para o seu caso. E apenas com um atendimento atencioso isso ocorre.
Sabemos que o foco de um banco digital é obter mais correntistas para sua base de clientes. Por isso, cobrar aqueles que estão inadimplentes pode ser um grande desafio quanto à questão de planejar ações eficientes para cada perfil.
Uma assessoria de cobrança especializada pode ajudar essas instituições por meio de estratégias elaboradas conforme a situação de cada indivíduo. Assim, a recuperação de crédito ocorre em pouco tempo, já que os passos são pensados de forma inteligente, e vai além do recebimento do dinheiro, garantindo a permanência do cliente.
Os bancos digitais se tornaram uma grande inovação aliada ao novo comportamento da sociedade. Mas, mesmo à distância, os clientes devem ser tratados sob um olhar mais humano em todas as operações disponíveis, inclusive no serviço de cobrança.
Atualmente, esse processo é muito mais fácil com os bancos digitais, que permitem a criação de uma conta através do celular em poucos minutos. A partir disso, o usuário recebe seu cartão em até 15 dias e cadastra suas senhas pelo aplicativo, tudo com segurança e praticidade.
Esse novo cenário trouxe algumas tendências e necessidades, como a substituição do contato humano e resoluções de problemas diferentes. Quer entender mais sobre os bancos digitais e esse contexto? Então continue a leitura!
A ascensão dos bancos digitais
Não é preciso parar muito tempo para observar a maioria das pessoas ao nosso redor usando smartphones. Vendo essa tendência, os bancos digitais surgiram e ganharam cada vez mais a atenção dos brasileiros.
Agora, as transações bancárias, como transferências, pagamentos, solicitação de cartões de crédito e conta virtual, estão muito mais acessíveis para todos por meio do Pix. Essa é uma inovação digital em que o usuário paga, recebe e transfere de forma simples e custo zero para pessoa física.
E não para por aí. O maior atrativo desses bancos são os valores das tarifas, que quase não existem para a maioria das operações básicas e, quando há, são menores que as das instituições tradicionais.
O atendimento humanizado em instituições digitais
Nessa esfera digital e cada vez mais automatizada por robôs, esses bancos vêm trazendo outros atrativos além do financeiro. É o atendimento humanizado, que é essencial para conquistar e manter os clientes.
Sem esse tipo de interação, certamente as instituições não sobrevivem no mercado. É preciso ter equilíbrio para conciliar a tecnologia com a humanização, sem roteiros com perguntas mecanizadas que não resolvem o problema dos usuários e geram frustrações.
Na prática, esses bancos tratam seus correntistas como se estivessem em um atendimento presencial, afinal, não há pontos físicos para que os clientes procurem por ajuda e dialoguem com o gerente, por exemplo. Por isso, o aproveitamento dos canais online para tratar os desafios com um olhar mais humano é imprescindível nesse caso.
Atendimento humanizado versus cobranças
Um fato incontestável é que esses bancos oferecem créditos para muitas pessoas, e em alguns casos, até para quem já se encontra inadimplente em outros negócios. Essa alta demanda significa um elevado índice de débitos não quitados em dia, por diversas causas.
Por esse motivo, o atendimento humanizado deve ser aliado no momento das cobranças. É necessário entender o contexto em que esses indivíduos estão e fazer propostas condizentes, dando a oportunidade para que paguem quando e como puderem.
O público atual sente-se confortável para falar sobre suas dívidas e fazer acordos apenas quando se sente respeitado e percebe a personalização de tratamento para o seu caso. E apenas com um atendimento atencioso isso ocorre.
Assessoria de cobrança para bancos digitais
Sabemos que o foco de um banco digital é obter mais correntistas para sua base de clientes. Por isso, cobrar aqueles que estão inadimplentes pode ser um grande desafio quanto à questão de planejar ações eficientes para cada perfil.
Uma assessoria de cobrança especializada pode ajudar essas instituições por meio de estratégias elaboradas conforme a situação de cada indivíduo. Assim, a recuperação de crédito ocorre em pouco tempo, já que os passos são pensados de forma inteligente, e vai além do recebimento do dinheiro, garantindo a permanência do cliente.
Os bancos digitais se tornaram uma grande inovação aliada ao novo comportamento da sociedade. Mas, mesmo à distância, os clientes devem ser tratados sob um olhar mais humano em todas as operações disponíveis, inclusive no serviço de cobrança.