
20 novembro 2020
Régua de cobrança conforme perfil devedor
3 min
O departamento de cobrança é um dos mais essenciais para combater a alta taxa de inadimplência dentro de uma empresa. É um trabalho que requer conhecimento para reverter a situação e recuperar o crédito dos clientes.
Nesse cenário, traçar uma régua de cobrança conforme o perfil devedor é a principal ferramenta para auxiliar nesse processo que influencia diretamente no fluxo de caixa empresarial.
Entretanto, para desenvolver uma análise precisa sobre as futuras ações contra os inadimplentes, é necessário conhecer cada tipo de devedor e cobrá-los de maneira apropriada. Neste artigo, separamos em detalhes todas as informações que você deve saber. Confira!
Basicamente, é uma regra que as empresas estabelecem para cobrar os seus clientes inadimplentes de forma sistemática. Na prática, existem datas específicas para cobrança, envio de mensagens, informações sobre tentativas de contato e sobre faturas abertas, etc.
O objetivo da régua de cobrança é reduzir a inadimplência e aumentar o faturamento do negócio através de uma comunicação de cobrança eficiente. Isso porque cobrar um cliente não é uma tarefa simples e envolve um processo cauteloso e empático.
A comunicação é fundamental para manter o fluxo de caixa saudável e sob controle, o que reduz a inadimplência e aumenta o faturamento do negócio.
O motivo para tanto é o relacionamento próximo entre marca e cliente, que diminui as chances de esquecimento do pagamento. E para a organização, ter clientes com as contas em dia é excelente, pois ajuda na sua gestão.
Para criar uma boa régua de cobrança é necessário pensar nas características dos inadimplentes, que podem variar de acordo com seu perfil e serem agrupados em quatro modelos:
São as pessoas que não costumam atrasar ou deixam de pagar. Os seus atrasos são relacionados a problemas inesperados que levam ao esquecimento da data de vencimento ou à priorização de outras contas. No entanto, assim que cobrados, tendem a pagar o mais rápido possível.
A abordagem nesse caso pode ser mais leve, pois é um crédito relativamente fácil de ser recuperado. Por exemplo, um SMS avisando sobre a dívida junto com o boleto bancário atualizado ou um desconto nos juros já são o suficiente.
É um perfil que caracteriza a má organização das finanças, levando a perda de prazos com frequência. Pode ser que o pagamento seja efetuado somente após uma ação efetiva de cobrança.
A abordagem deve ser direta, mas não deve tratá-lo como mau pagador, embora demande ações de cobranças contínuas. Como sempre atrasa, a empresa pode lembrá-lo a cada 5 dias com a atualização do documento para pagamento ou telefonar periodicamente.
Nesse grupo se encontram as pessoas com descontrole de suas finanças, ou seja, adquirem mais dívidas do que podem honrar. É provável que a inadimplência seja por um longo tempo ou haja uma perda irreversível.
Nesse caso, apenas um SMS ou uma ligação podem não ser efetivos. O perfil exige uma abordagem mais incisiva e uma negociação delicada, oferecendo condições adequadas para recuperar o crédito.
Por fim, temos o perfil mau pagador. Fazem parte desse grupo as pessoas que não veem grande problema em não realizar o pagamento e, por isso, são menos afetadas por ações de cobrança, muitas vezes nem mantendo um diálogo para uma negociação.
Na abordagem, o tom deve ser transparente, informando o risco de encaminhamento judicial. Como os maus pagadores não se interessam em quitar o débito, a saída é enviar avisos mais diretos, condições de anulação dos juros e outras facilitações.
Para não ter problemas, o ideal é que a régua de cobrança conforme o perfil seja definida por uma equipe especializada em serviços deste tipo, afinal, possuem experiência e know-how o suficiente para traçar as melhores estratégias.
Quer diminuir sua taxa de inadimplência? Entre em contato com a Facto e saiba como podemos auxiliar nesse processo!
Nesse cenário, traçar uma régua de cobrança conforme o perfil devedor é a principal ferramenta para auxiliar nesse processo que influencia diretamente no fluxo de caixa empresarial.
Entretanto, para desenvolver uma análise precisa sobre as futuras ações contra os inadimplentes, é necessário conhecer cada tipo de devedor e cobrá-los de maneira apropriada. Neste artigo, separamos em detalhes todas as informações que você deve saber. Confira!
O que é a régua de cobrança?
Basicamente, é uma regra que as empresas estabelecem para cobrar os seus clientes inadimplentes de forma sistemática. Na prática, existem datas específicas para cobrança, envio de mensagens, informações sobre tentativas de contato e sobre faturas abertas, etc.
O objetivo da régua de cobrança é reduzir a inadimplência e aumentar o faturamento do negócio através de uma comunicação de cobrança eficiente. Isso porque cobrar um cliente não é uma tarefa simples e envolve um processo cauteloso e empático.
Como a comunicação eficaz das cobranças ajuda na redução da inadimplência?
A comunicação é fundamental para manter o fluxo de caixa saudável e sob controle, o que reduz a inadimplência e aumenta o faturamento do negócio.
O motivo para tanto é o relacionamento próximo entre marca e cliente, que diminui as chances de esquecimento do pagamento. E para a organização, ter clientes com as contas em dia é excelente, pois ajuda na sua gestão.
De que forma fazer uma régua de cobrança conforme perfil devedor?
Para criar uma boa régua de cobrança é necessário pensar nas características dos inadimplentes, que podem variar de acordo com seu perfil e serem agrupados em quatro modelos:
Devedor ocasional
São as pessoas que não costumam atrasar ou deixam de pagar. Os seus atrasos são relacionados a problemas inesperados que levam ao esquecimento da data de vencimento ou à priorização de outras contas. No entanto, assim que cobrados, tendem a pagar o mais rápido possível.
A abordagem nesse caso pode ser mais leve, pois é um crédito relativamente fácil de ser recuperado. Por exemplo, um SMS avisando sobre a dívida junto com o boleto bancário atualizado ou um desconto nos juros já são o suficiente.
Devedor crônico
É um perfil que caracteriza a má organização das finanças, levando a perda de prazos com frequência. Pode ser que o pagamento seja efetuado somente após uma ação efetiva de cobrança.
A abordagem deve ser direta, mas não deve tratá-lo como mau pagador, embora demande ações de cobranças contínuas. Como sempre atrasa, a empresa pode lembrá-lo a cada 5 dias com a atualização do documento para pagamento ou telefonar periodicamente.
Devedor negligente
Nesse grupo se encontram as pessoas com descontrole de suas finanças, ou seja, adquirem mais dívidas do que podem honrar. É provável que a inadimplência seja por um longo tempo ou haja uma perda irreversível.
Nesse caso, apenas um SMS ou uma ligação podem não ser efetivos. O perfil exige uma abordagem mais incisiva e uma negociação delicada, oferecendo condições adequadas para recuperar o crédito.
Mau pagador
Por fim, temos o perfil mau pagador. Fazem parte desse grupo as pessoas que não veem grande problema em não realizar o pagamento e, por isso, são menos afetadas por ações de cobrança, muitas vezes nem mantendo um diálogo para uma negociação.
Na abordagem, o tom deve ser transparente, informando o risco de encaminhamento judicial. Como os maus pagadores não se interessam em quitar o débito, a saída é enviar avisos mais diretos, condições de anulação dos juros e outras facilitações.
Para não ter problemas, o ideal é que a régua de cobrança conforme o perfil seja definida por uma equipe especializada em serviços deste tipo, afinal, possuem experiência e know-how o suficiente para traçar as melhores estratégias.
Quer diminuir sua taxa de inadimplência? Entre em contato com a Facto e saiba como podemos auxiliar nesse processo!