
22 setembro 2021
4 dicas infalíveis para evitar a inadimplência no seu negócio
1 min
Conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o índice de endividados nunca foi tão grande. O último levantamento feito,mostrou que mais de 70% se encontram em situação de inadimplência. Tal dado reflete diretamente na economia das empresas, pois elas dependem desse retorno financeiro para seguir contratando e fornecendo serviços.
Entretanto, apenas cobrar a dívida sem entender seus motivos não é a melhor forma de resolver esse problema. Pensando nisso, separamos 4 dicas infalíveis que irão ajudar você a evitar a inadimplência. Boa leitura!
Além de melhorar a inadimplência, um bom relacionamento com os clientes pode diferenciar o seu produto ou serviço. Então, invista em conhecer as necessidades dos seus consumidores e mostre que se importa com eles. Na hora de escolher entre você ou um concorrente, o cliente sempre irá optar por quem é mais próximo.Quanto mais você souber, mais resultado terá.
Valorizar aqueles que pagam em dia também é um ponto que faz a diferença. Programas de pontos, benefícios, brindes e descontos para quem cumpre os prazos podem ser incentivos para os clientes. Mostre para aqueles que não atrasam que a pontualidade deles é vista e muito valorizada pela sua empresa.
Um bom plano de prevenção da inadimplência precisa contar com o aviso prévio dos vencimentos.
Por isso, procure sempre comunicar o seu cliente antes do vencimento. Não precisa ser algo demorado ou invasivo. Lembretes automáticos, SMS ou mensagens padronizadas no WhatsApp costumam resolver. Esse tipo de ação evita problemas como o esquecimento, mas é importante que a comunicação seja sempre cordial.
Outro item que deve ser observado é o dia do vencimento. Será que ele está de acordo com as necessidades da sua empresa e do cliente? A data de vencimento ideal deve gerar um bom fluxo de caixa para você e ser compatível com a realidade financeira do comprador. Analise e escolha a data que possui mais vantagens. Ah, se você disponibiliza boletos para o pagamento, ferramentas para a emissão da segunda via também irão ajudar muito o seu negócio. Aqui você encontra alguns sistemas que fazem isso.
Uma gestão desorganizada pode esconder a inadimplência e gerar prejuízo. Por isso, quanto mais você souber sobre a saúde da sua empresa, mais fácil será para evitar possíveis problemas.Investir em sistemas de ERP e CRM possibilita que você gerencie as finanças e acompanhe o dia a dia da empresa. É possível listar as contas a receber, tributos a serem pagos, processos administrativos e muito mais.
A partir de um software de gestão, você também gera um dos bens mais preciosos da atualidade: dados. Com eles fica mais fácil enviar avisos prévios, ter um relacionamento mais próximo e fidelizar os clientes.
Você seguiu todos os passos acima, mas mesmo assim ainda possui inadimplência? Nessas horas encontrar um serviço de cobrança profissional, que entenda as necessidades da sua empresa, faz toda a diferença. Uma gestão de carteira humanizada, que compartilhe a cultura do seu negócio e converse de forma amigável, pode solucionar o seu problema de um jeito leve.
É importante que tudo seja feito de forma amigável, pois uma conta inadimplente pode sim voltar a ser rentável. Além disso, as pessoas gostam de compartilhar suas experiências com outras. Quando questionado sobre a dívida, um cliente que teve um atendimento humanizado irá traçar um perfil mais positivo da sua empresa do que aquele que foi apenas cobrado.
A Facto surgiu da necessidade de uma gestão de inadimplência diferente, que colocasse as pessoas no centro da solução. Por isso, não recuperamos apenas o crédito dos seus devedores. Prestamos serviços eficientes para que o relacionamento e a confiança entre você e seus clientes continuem ativos depois da cobrança.
Traçamos o perfil dos devedores, o tipo de dívida e ajudamos você da prevenção ao judicial – quando é o caso. Conheça nossos serviços e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.
Entretanto, apenas cobrar a dívida sem entender seus motivos não é a melhor forma de resolver esse problema. Pensando nisso, separamos 4 dicas infalíveis que irão ajudar você a evitar a inadimplência. Boa leitura!
1 – Conheça seus clientes de verdade
Além de melhorar a inadimplência, um bom relacionamento com os clientes pode diferenciar o seu produto ou serviço. Então, invista em conhecer as necessidades dos seus consumidores e mostre que se importa com eles. Na hora de escolher entre você ou um concorrente, o cliente sempre irá optar por quem é mais próximo.Quanto mais você souber, mais resultado terá.
Valorizar aqueles que pagam em dia também é um ponto que faz a diferença. Programas de pontos, benefícios, brindes e descontos para quem cumpre os prazos podem ser incentivos para os clientes. Mostre para aqueles que não atrasam que a pontualidade deles é vista e muito valorizada pela sua empresa.
2 – Avise sobre o vencimento
Um bom plano de prevenção da inadimplência precisa contar com o aviso prévio dos vencimentos.
Por isso, procure sempre comunicar o seu cliente antes do vencimento. Não precisa ser algo demorado ou invasivo. Lembretes automáticos, SMS ou mensagens padronizadas no WhatsApp costumam resolver. Esse tipo de ação evita problemas como o esquecimento, mas é importante que a comunicação seja sempre cordial.
Outro item que deve ser observado é o dia do vencimento. Será que ele está de acordo com as necessidades da sua empresa e do cliente? A data de vencimento ideal deve gerar um bom fluxo de caixa para você e ser compatível com a realidade financeira do comprador. Analise e escolha a data que possui mais vantagens. Ah, se você disponibiliza boletos para o pagamento, ferramentas para a emissão da segunda via também irão ajudar muito o seu negócio. Aqui você encontra alguns sistemas que fazem isso.
3 – Gerencie de perto
Uma gestão desorganizada pode esconder a inadimplência e gerar prejuízo. Por isso, quanto mais você souber sobre a saúde da sua empresa, mais fácil será para evitar possíveis problemas.Investir em sistemas de ERP e CRM possibilita que você gerencie as finanças e acompanhe o dia a dia da empresa. É possível listar as contas a receber, tributos a serem pagos, processos administrativos e muito mais.
A partir de um software de gestão, você também gera um dos bens mais preciosos da atualidade: dados. Com eles fica mais fácil enviar avisos prévios, ter um relacionamento mais próximo e fidelizar os clientes.
4 – Em caso de inadimplência, procure um profissional
Você seguiu todos os passos acima, mas mesmo assim ainda possui inadimplência? Nessas horas encontrar um serviço de cobrança profissional, que entenda as necessidades da sua empresa, faz toda a diferença. Uma gestão de carteira humanizada, que compartilhe a cultura do seu negócio e converse de forma amigável, pode solucionar o seu problema de um jeito leve.
É importante que tudo seja feito de forma amigável, pois uma conta inadimplente pode sim voltar a ser rentável. Além disso, as pessoas gostam de compartilhar suas experiências com outras. Quando questionado sobre a dívida, um cliente que teve um atendimento humanizado irá traçar um perfil mais positivo da sua empresa do que aquele que foi apenas cobrado.
O jeito Facto de prevenir e solucionar
A Facto surgiu da necessidade de uma gestão de inadimplência diferente, que colocasse as pessoas no centro da solução. Por isso, não recuperamos apenas o crédito dos seus devedores. Prestamos serviços eficientes para que o relacionamento e a confiança entre você e seus clientes continuem ativos depois da cobrança.
Traçamos o perfil dos devedores, o tipo de dívida e ajudamos você da prevenção ao judicial – quando é o caso. Conheça nossos serviços e descubra como podemos auxiliar o seu negócio.