3 novembro 2021
A importância do setor de qualidade na recuperação de crédito: entenda os benefícios desse departamento para a eficiência da cobrança
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Cobrar inadimplentes não é simplesmente fazer uma ligação e avisar de uma conta em atraso. Muito menos, exigir o pagamento de forma abusiva. Existem uma série de técnicas e estratégias que são utilizadas para que esse serviço seja executado de maneira eficiente. E, é claro, elas são essenciais. Dentre esses métodos, está o setor de qualidade.
Fundamental, porém, muitas vezes deixado de lado, esse departamento merece destaque. Por isso, neste conteúdo, vamos abordar mais a fundo sua importância e a diferença que ele faz na entrega de resultados. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Muito se preocupa com bom atendimento, tecnologia eficiente e profissionais capacitados. É claro que todos esses itens são imprescindíveis para o crescimento e sucesso de uma empresa. Mas, frequentemente, o setor de qualidade, responsável por atestar o bom funcionamento das áreas citadas, não é reconhecido ou valorizado como deveria.
Para você ter uma ideia: é essa parte do negócio que definirá se as outras precisam de melhorias e em quais pontos existem oportunidades de evolução. São eles os responsáveis por entender como o cliente percebe o valor do produto ou serviço. Mas como avaliar esse tipo de percepção? Normalmente, é feito entendendo como o consumidor vê o atendimento e o resultado entregue. Além disso, considerando a experiência com a empresa e todos os pontos de contato entre ele e a marca.
E na recuperação de crédito, como funciona? Nesse caso, o setor é responsável por avaliar as ligações e conversas com os devedores. Também é necessário entender como está a eficácia desses atendimentos e como melhorar o resultado entregue para o cliente. Os argumentos estão funcionando? Qual tipo de abordagem é mais efetiva? Existe alguma técnica nova que pode ser utilizada? Essas perguntas são respondidas em conjunto com os colaboradores e gestores para ter maior assertividade.
No próximo tópico, entenda os desafios do dia a dia nesse setor. Confira!
Bom, já entendemos que esse departamento tem como objetivo promover a qualidade dentro de uma companhia. Mas, na prática, como isso acontece? Quais são os desafios diários desses colaboradores? É necessário manter todas as pessoas engajadas para que o restante das operações funcionem perfeitamente. Para isso, além de encontrar profissionais alinhados com a cultura da empresa, também é necessário garantir que o RH desenvolva ações de incentivo.
O segundo ponto é a melhoria de processos internos. Aqui, é preciso averiguar de perto cada modelo de trabalho, entender as falhas e encontrar soluções para resolvê-las. Além disso, outro requisito essencial é que toda a empresa esteja falando a mesma língua. Então, é tarefa desse time reunir os diretores, coordenadores e supervisores para que eles repassem as mensagens corretas a cada equipe.
Depois de ter tudo alinhado e a visão do cliente em mente, é preciso monitorar os processos para entender a qualidade da entrega. Para isso, serão necessárias reuniões frequentes com os gestores, além de ferramentas que ajudem a metrificar as ações.
Na última parte do nosso conteúdo, entenda os benefícios do setor de qualidade. Acompanhe!
Implementar esse sistema traz uma série de benefícios para as empresas e para os clientes que escolhem trabalhar com ela. Afinal, eles receberão uma entrega muito mais relacionada a sua expectativa, já que esse setor ouve de verdade suas opiniões e desejos. Abaixo, confira os principais benefícios:
Na Facto Assessoria e Cobrança temos um setor de qualidade para avaliar, de perto, todo o processo interno até a entrega de resultado. Esse serviço torna a nossa cobrança mais eficiente, humana e alinhada com as expectativas dos nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais.
Fundamental, porém, muitas vezes deixado de lado, esse departamento merece destaque. Por isso, neste conteúdo, vamos abordar mais a fundo sua importância e a diferença que ele faz na entrega de resultados. Acompanhe a leitura e saiba mais!
A importância do setor de qualidade na recuperação de crédito
Muito se preocupa com bom atendimento, tecnologia eficiente e profissionais capacitados. É claro que todos esses itens são imprescindíveis para o crescimento e sucesso de uma empresa. Mas, frequentemente, o setor de qualidade, responsável por atestar o bom funcionamento das áreas citadas, não é reconhecido ou valorizado como deveria.
Para você ter uma ideia: é essa parte do negócio que definirá se as outras precisam de melhorias e em quais pontos existem oportunidades de evolução. São eles os responsáveis por entender como o cliente percebe o valor do produto ou serviço. Mas como avaliar esse tipo de percepção? Normalmente, é feito entendendo como o consumidor vê o atendimento e o resultado entregue. Além disso, considerando a experiência com a empresa e todos os pontos de contato entre ele e a marca.
E na recuperação de crédito, como funciona? Nesse caso, o setor é responsável por avaliar as ligações e conversas com os devedores. Também é necessário entender como está a eficácia desses atendimentos e como melhorar o resultado entregue para o cliente. Os argumentos estão funcionando? Qual tipo de abordagem é mais efetiva? Existe alguma técnica nova que pode ser utilizada? Essas perguntas são respondidas em conjunto com os colaboradores e gestores para ter maior assertividade.
No próximo tópico, entenda os desafios do dia a dia nesse setor. Confira!
Conheça os desafios que o setor de qualidade encontra
Bom, já entendemos que esse departamento tem como objetivo promover a qualidade dentro de uma companhia. Mas, na prática, como isso acontece? Quais são os desafios diários desses colaboradores? É necessário manter todas as pessoas engajadas para que o restante das operações funcionem perfeitamente. Para isso, além de encontrar profissionais alinhados com a cultura da empresa, também é necessário garantir que o RH desenvolva ações de incentivo.
O segundo ponto é a melhoria de processos internos. Aqui, é preciso averiguar de perto cada modelo de trabalho, entender as falhas e encontrar soluções para resolvê-las. Além disso, outro requisito essencial é que toda a empresa esteja falando a mesma língua. Então, é tarefa desse time reunir os diretores, coordenadores e supervisores para que eles repassem as mensagens corretas a cada equipe.
Depois de ter tudo alinhado e a visão do cliente em mente, é preciso monitorar os processos para entender a qualidade da entrega. Para isso, serão necessárias reuniões frequentes com os gestores, além de ferramentas que ajudem a metrificar as ações.
Na última parte do nosso conteúdo, entenda os benefícios do setor de qualidade. Acompanhe!
Benefícios do setor de qualidade
Implementar esse sistema traz uma série de benefícios para as empresas e para os clientes que escolhem trabalhar com ela. Afinal, eles receberão uma entrega muito mais relacionada a sua expectativa, já que esse setor ouve de verdade suas opiniões e desejos. Abaixo, confira os principais benefícios:
- Processos mais otimizados e mais agilidade;
- Menos tempo perdido na execução do processo;
- Menos custo para a empresa;
- Diminuição de desperdícios;
- Equipe mais engajada e eficiente;
- Melhora da qualidade dos serviços como um todo;
- Mais credibilidade percebida pelos clientes.
Na Facto Assessoria e Cobrança temos um setor de qualidade para avaliar, de perto, todo o processo interno até a entrega de resultado. Esse serviço torna a nossa cobrança mais eficiente, humana e alinhada com as expectativas dos nossos clientes. Entre em contato conosco e saiba mais.