26 julho 2021
Inadimplência: como identificar e combater a vilã dos negócios
1 min
A gente sabe que lidar com a inadimplência não é uma tarefa fácil. Afinal, ela não só funciona como um empecilho complexo de ser solucionado, mas também dificulta o processo regular de uma empresa e o trabalho do gestor financeiro. E, se controlar a inadimplência já é complicado, preveni-la é ainda mais desafiador.
Para reverter o endividamento que hoje alcança quase 70% dos brasileiros, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aplicar estratégias eficientes é fundamental. Afinal, arcar com custos da produção ou serviço aliado aos pagamentos por cobrança pode prejudicar seriamente sua saúde financeira. Se nada for feito, ao longo do tempo é certo que a situação se agravará, tornando-se uma bola de neve.
Mas existe alguma maneira de evitar a inadimplência? Como ela pode impactar um negócio? E qual é a sua causa? Para responder a essas dúvidas e muito mais, preparamos esse artigo completo. Então vamos lá!
Conceituado pelo próprio Banco Central do Brasil e encontrado em seu Glossário Simplificado de Termos Financeiros, a inadimplência pode ser definida como o não pagamento de uma obrigação financeira até a data de vencimento combinada. Sabe quando uma pessoa atrasa a fatura do cartão de crédito ou deixa de pagar um boleto de compra? Isso é um perfeito exemplo do cliente inadimplente.
Podemos pensar que, quanto maior for a taxa de inadimplência de um negócio, maior será o tempo para o recebimento de pagamentos. Assim, o capital de giro também será prejudicado, ficando mais difícil manter o equilíbrio financeiro na empresa. Em situações como essas, é comum aos gestores buscar alternativas, como a antecipação de algumas vendas ou, ainda, recorrer à concessão de crédito e empréstimos.
Por isso, nem sempre a causa da inadimplência está atrelada a esquecimentos ou desorganização. Existem diversas razões que ocasionam esse problema, variando conforme o cenário e trajetória de cada empresa.
Batendo recordes no Brasil, o índice de inadimplência superou as expectativas de especialistas. Somente em maio de 2021, dados do Serasa Experian totalizaram em pesquisa o número de 5,9 milhões de empresas negativadas. Mas, afinal, onde começa esse ciclo vicioso? Há diversos motivos que tornam um indivíduo inadimplente e, aqui, a gente listou para você os principais.
Considerado um fluxo inquebrável, o desemprego não é criado de forma isolada. Isso significa que, com o aumento de juros e inflação, a massa de setores do mercado é prejudicada, impactando empresas que, por sua vez, passam a dever para fornecedores e bancos. Como consequência, os bancos restringem a liberação de crédito, comprometendo ainda mais o mercado.
Com dificuldade em obter empréstimos e dívidas crescentes, as organizações tomam uma decisão: realizar suas primeiras demissões. Viu como tudo está conectado? Ao passo que a corporação perde um funcionário, o trabalhador vê-se, repentinamente, sem fonte de renda. Assim, origina-se a mais séria causa da inadimplência, que atinge escalas descontroladas em meio à crise econômica.
Depois do desemprego, a redução da renda é dada como a segunda causa mais comum de inadimplência no Brasil. Isso porque o profissional, após tempo parado devido à falta de emprego, aceita um valor de trabalho menor para se realocar no mercado.
Apesar de ter menos recursos no orçamento, as contas não param de vir. Por isso, é necessário priorizar pagamentos, enquanto outros ficarão por último, para serem renegociados ou pagos com atraso. O problema é que em determinado ponto, as dívidas se aprofundarão, criando uma verdadeira desordem financeira.
No descontrole financeiro, é possível ver o resultado da falta de um bom planejamento. Apesar de não comum à cultura nacional, pensar a longo prazo torna mais fácil controlar as possibilidades do presente. Afinal, não é comprando de maneira desenfreada que será possível livrar-se da inadimplência, não é mesmo?
Por isso, mantenha o seu cliente atento ao presente para que ele possa alavancar o futuro. Auxilie no controle de gastos e coloque em uma planilha até as saídas do fim de semana, sem deixar nada passar. Assim, cria-se um passo a passo para combater a inadimplência e chegar a uma estabilidade financeira.
Não é novidade que pensar sobre as contas somente após o vencimento culminará em um processo muito mais difícil de receber o pagamento. Por isso, separamos algumas dicas que ajudam a prevenir a ocorrência de clientes inadimplentes.
Para criar as melhores estratégias e reduzir a inadimplência, um passo imprescindível é checar diariamente os números gerais. Isso significa entender o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, principais motivos do endividamento, bem como melhorias e falhas de todo o processo.
Assim, você consegue não só avaliar a movimentação financeira, mas entender o funcionamento do cliente, identificando padrões que possibilitam contornar pagamentos atrasados e ainda receber o valor em dia.
Contar com uma régua de cobrança especificada e terceirizada é um ponto fundamental para combater a inadimplência. Com ela, é possível definir prazos e suas ações nas operações de cobrança. Dessa forma, você pode planejar e programar lembretes, e-mails, envio de boletos e ainda ligações telefônicas, reavendo valores em aberto e recuperando clientes inadimplentes.
Enquanto para alguns clientes o pagamento é melhor quando efetuado no início do mês, para outros pode ser o oposto. Assim como certos clientes têm preferência ao utilizar cartões de crédito, ao passo que outros se sentem melhor com boletos. Então, nossa dica é: flexibilize.
Oferecer alternativas e variações de escolha simplifica não só o relacionamento, como também torna mais fácil fazer com que comprem e paguem em dia.
Pode parecer simples, mas saber como lidar com um cliente inadimplente é um ponto chave no processo de recuperação. Afinal, se não realizado com cuidado, o relacionamento com o devedor pode ser perdido completamente, além de sua vontade de resolver a pendência. Para solucionar essa parte essencial no combate a inadimplência, aqui vão algumas sugestões para você ficar atento.
Antes de preparar qualquer estratégia ou mensagem de cobrança ao seu cliente, lembre da orientação dada pelo Código de Defesa do Consumidor. Expor o cliente inadimplente ao ridículo, realizar ameaças ou submetê-lo a posições constrangedoras é considerado cobrança abusiva e vai contra a lei.
Por isso, analise suas opções de contato cuidadosamente, para que nenhuma situação corra risco de ser compreendida assim. Manter uma postura amigável e respeitosa é, sem dúvida, o mais indicado. Afinal, se o seu cliente estiver motivado a recuperar-se da inadimplência, as chances de sucesso são muito maiores.
Para manter um relacionamento agradável com seu cliente, é fundamental conhecer o meio mais adequado para contatá-lo.
Em determinada situação, talvez a ligação telefônica não seja a melhor forma para resolver a inadimplência. Ao invés disso, foque seu contato em mensagens por WhatsApp ou e-mail, conforme a necessidade.
Devido a tanta variação, torna-se importante, também, estar preparado para todas as possibilidades. Assim, mantenha em mente que ser flexível pode trazer mais benefícios que permanecer no mesmo caminho permanentemente.
Outra estratégia para reduzir a inadimplência dos seus clientes é oferecer benefícios para aqueles que pagam em dia. Essas formas podem variar, desde descontos em parcelas e redução de valores em uma próxima compra até mesmo o limite aumentado de crédito.
Entretanto, antes de realizar, deixe claro que realizar pagamentos em dia representa mais que o cumprimento de um acordo estabelecido previamente. Significa que a empresa está satisfeita em contar com um bom pagador, e, por isso, apresenta diferenciais na hora de pagar em dia.
Contar com estratégias para que a cobrança seja efetiva é bom, e dispor de parceiros que auxiliem nesse processo é ainda melhor. Com uma equipe especializada e tecnologia de ponta, a Facto pode ajudar você a reduzir o índice de inadimplência dos seus clientes e recuperar o crédito. Quer saber mais? Então fale com a gente!
Para reverter o endividamento que hoje alcança quase 70% dos brasileiros, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aplicar estratégias eficientes é fundamental. Afinal, arcar com custos da produção ou serviço aliado aos pagamentos por cobrança pode prejudicar seriamente sua saúde financeira. Se nada for feito, ao longo do tempo é certo que a situação se agravará, tornando-se uma bola de neve.
Mas existe alguma maneira de evitar a inadimplência? Como ela pode impactar um negócio? E qual é a sua causa? Para responder a essas dúvidas e muito mais, preparamos esse artigo completo. Então vamos lá!
O que é inadimplência?
Conceituado pelo próprio Banco Central do Brasil e encontrado em seu Glossário Simplificado de Termos Financeiros, a inadimplência pode ser definida como o não pagamento de uma obrigação financeira até a data de vencimento combinada. Sabe quando uma pessoa atrasa a fatura do cartão de crédito ou deixa de pagar um boleto de compra? Isso é um perfeito exemplo do cliente inadimplente.
Podemos pensar que, quanto maior for a taxa de inadimplência de um negócio, maior será o tempo para o recebimento de pagamentos. Assim, o capital de giro também será prejudicado, ficando mais difícil manter o equilíbrio financeiro na empresa. Em situações como essas, é comum aos gestores buscar alternativas, como a antecipação de algumas vendas ou, ainda, recorrer à concessão de crédito e empréstimos.
Por isso, nem sempre a causa da inadimplência está atrelada a esquecimentos ou desorganização. Existem diversas razões que ocasionam esse problema, variando conforme o cenário e trajetória de cada empresa.
Principais causas da inadimplência
Batendo recordes no Brasil, o índice de inadimplência superou as expectativas de especialistas. Somente em maio de 2021, dados do Serasa Experian totalizaram em pesquisa o número de 5,9 milhões de empresas negativadas. Mas, afinal, onde começa esse ciclo vicioso? Há diversos motivos que tornam um indivíduo inadimplente e, aqui, a gente listou para você os principais.
1 – Desemprego
Considerado um fluxo inquebrável, o desemprego não é criado de forma isolada. Isso significa que, com o aumento de juros e inflação, a massa de setores do mercado é prejudicada, impactando empresas que, por sua vez, passam a dever para fornecedores e bancos. Como consequência, os bancos restringem a liberação de crédito, comprometendo ainda mais o mercado.
Com dificuldade em obter empréstimos e dívidas crescentes, as organizações tomam uma decisão: realizar suas primeiras demissões. Viu como tudo está conectado? Ao passo que a corporação perde um funcionário, o trabalhador vê-se, repentinamente, sem fonte de renda. Assim, origina-se a mais séria causa da inadimplência, que atinge escalas descontroladas em meio à crise econômica.
2 – Diminuição de renda
Depois do desemprego, a redução da renda é dada como a segunda causa mais comum de inadimplência no Brasil. Isso porque o profissional, após tempo parado devido à falta de emprego, aceita um valor de trabalho menor para se realocar no mercado.
Apesar de ter menos recursos no orçamento, as contas não param de vir. Por isso, é necessário priorizar pagamentos, enquanto outros ficarão por último, para serem renegociados ou pagos com atraso. O problema é que em determinado ponto, as dívidas se aprofundarão, criando uma verdadeira desordem financeira.
3 – Descontrole financeiro
No descontrole financeiro, é possível ver o resultado da falta de um bom planejamento. Apesar de não comum à cultura nacional, pensar a longo prazo torna mais fácil controlar as possibilidades do presente. Afinal, não é comprando de maneira desenfreada que será possível livrar-se da inadimplência, não é mesmo?
Por isso, mantenha o seu cliente atento ao presente para que ele possa alavancar o futuro. Auxilie no controle de gastos e coloque em uma planilha até as saídas do fim de semana, sem deixar nada passar. Assim, cria-se um passo a passo para combater a inadimplência e chegar a uma estabilidade financeira.
Como evitar a inadimplência do seu cliente
Não é novidade que pensar sobre as contas somente após o vencimento culminará em um processo muito mais difícil de receber o pagamento. Por isso, separamos algumas dicas que ajudam a prevenir a ocorrência de clientes inadimplentes.
Acompanhe os números diariamente
Para criar as melhores estratégias e reduzir a inadimplência, um passo imprescindível é checar diariamente os números gerais. Isso significa entender o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, principais motivos do endividamento, bem como melhorias e falhas de todo o processo.
Assim, você consegue não só avaliar a movimentação financeira, mas entender o funcionamento do cliente, identificando padrões que possibilitam contornar pagamentos atrasados e ainda receber o valor em dia.
Conte com uma régua de cobrança efetiva
Contar com uma régua de cobrança especificada e terceirizada é um ponto fundamental para combater a inadimplência. Com ela, é possível definir prazos e suas ações nas operações de cobrança. Dessa forma, você pode planejar e programar lembretes, e-mails, envio de boletos e ainda ligações telefônicas, reavendo valores em aberto e recuperando clientes inadimplentes.
Ofereça flexibilidade
Enquanto para alguns clientes o pagamento é melhor quando efetuado no início do mês, para outros pode ser o oposto. Assim como certos clientes têm preferência ao utilizar cartões de crédito, ao passo que outros se sentem melhor com boletos. Então, nossa dica é: flexibilize.
Oferecer alternativas e variações de escolha simplifica não só o relacionamento, como também torna mais fácil fazer com que comprem e paguem em dia.
Bônus: dicas de como lidar com a inadimplência de um cliente
Pode parecer simples, mas saber como lidar com um cliente inadimplente é um ponto chave no processo de recuperação. Afinal, se não realizado com cuidado, o relacionamento com o devedor pode ser perdido completamente, além de sua vontade de resolver a pendência. Para solucionar essa parte essencial no combate a inadimplência, aqui vão algumas sugestões para você ficar atento.
1 – Abordagem inteligente
Antes de preparar qualquer estratégia ou mensagem de cobrança ao seu cliente, lembre da orientação dada pelo Código de Defesa do Consumidor. Expor o cliente inadimplente ao ridículo, realizar ameaças ou submetê-lo a posições constrangedoras é considerado cobrança abusiva e vai contra a lei.
Por isso, analise suas opções de contato cuidadosamente, para que nenhuma situação corra risco de ser compreendida assim. Manter uma postura amigável e respeitosa é, sem dúvida, o mais indicado. Afinal, se o seu cliente estiver motivado a recuperar-se da inadimplência, as chances de sucesso são muito maiores.
2 – Formas de cobrança
Para manter um relacionamento agradável com seu cliente, é fundamental conhecer o meio mais adequado para contatá-lo.
Em determinada situação, talvez a ligação telefônica não seja a melhor forma para resolver a inadimplência. Ao invés disso, foque seu contato em mensagens por WhatsApp ou e-mail, conforme a necessidade.
Devido a tanta variação, torna-se importante, também, estar preparado para todas as possibilidades. Assim, mantenha em mente que ser flexível pode trazer mais benefícios que permanecer no mesmo caminho permanentemente.
3 – Vantagens de pagamento em dia
Outra estratégia para reduzir a inadimplência dos seus clientes é oferecer benefícios para aqueles que pagam em dia. Essas formas podem variar, desde descontos em parcelas e redução de valores em uma próxima compra até mesmo o limite aumentado de crédito.
Entretanto, antes de realizar, deixe claro que realizar pagamentos em dia representa mais que o cumprimento de um acordo estabelecido previamente. Significa que a empresa está satisfeita em contar com um bom pagador, e, por isso, apresenta diferenciais na hora de pagar em dia.
Contar com estratégias para que a cobrança seja efetiva é bom, e dispor de parceiros que auxiliem nesse processo é ainda melhor. Com uma equipe especializada e tecnologia de ponta, a Facto pode ajudar você a reduzir o índice de inadimplência dos seus clientes e recuperar o crédito. Quer saber mais? Então fale com a gente!