
17 julho 2023
Como reduzir a inadimplência em cooperativas e reaproximar associados
Clique aqui para entender o cenário de inadimplência em cooperativas e encontrar novas formas de cobrar com foco no relacionamento com associados.
1 min
Um levantamento do Serasa aponta que 71,90 milhões de brasileiros estão inadimplentes. Isso significa que as empresas precisam desenvolver estratégias para reduzir esses números. Mas, neste artigo falaremos especificamente sobre as cooperativas. Como reduzir a inadimplência e reaproximar seus associados por meio de estratégias humanizadas?
Para responder a esta pergunta, vamos abordar tópicos relacionados aos reais impactos da inadimplência em cooperativas e como essa realidade afeta o dia a dia dos profissionais e o crescimento dos negócios.
Primeiro, quando uma cooperativa se encontra com uma carteira de associados inadimplentes, ela tem um desafio pela frente. Portanto, em sua rotina ela precisa incluir um processo de recuperação de crédito pensado estrategicamente. Afinal, a experiência que o cooperado terá na abordagem de negociação fará toda a diferença na hora dele decidir quitar a sua dívida ou não. Além disso, essa tratativa também influenciará na aproximação ou afastamento do cooperado, que pode decidir por não voltar a fazer negócios com a instituição.
Como resultado desta realidade, a cooperativa terá aumento de demandas, mais esforço humano e precisará fazer mais investimentos em ferramentas e parceiros para ter sucesso em seus contatos com os associados que estão em dívidas.
Além de não interromper o fluxo de trabalho, contar com um processo de negociação adequado torna muito mais fácil retomar o relacionamento com o associado, visto que é possível ganhar abertura para uma reaproximação. Por este motivo, incluir no plano estratégico da cooperativa a recuperação de crédito é uma alternativa que, além de reduzir a inadimplência, ajuda a fortalecer relacionamentos e a melhorar a saúde financeira das pessoas.
Para ajudar ainda mais você a alcançar o sucesso na redução da inadimplência na sua cooperativa, separamos algumas dicas. Acompanhe:
Mais do que entrar em contato com uma lista enorme de associados, é fundamental ter uma estratégia para tornar o contato mais assertivo. Saber previamente com quantas pessoas a cooperativa iniciará uma conversa e quais as expectativas com essas ações é muito importante para mensurar os resultados. Também é indispensável segmentar as listas, entender o contexto da carteira e quais são os motivos por trás das dívidas.
Para dar continuidade ao primeiro tópico, é necessário ter um roteiro de abordagem para despertar o interesse do associado, além de estratégias para lidar com as objeções. Se para sua cooperativa isso estiver bem definido, será mais fácil ter sucesso nos contatos. Isso porque, com profissionais preparados, as chances de atingir o objetivo são maiores.
Por isso, se você não tiver essa estrutura internamente, a melhor alternativa é terceirizar o serviço com um parceiro especializado, que ajudará você a reduzir a inadimplência na sua cooperativa com muito mais eficiência.
Outra alternativa para agilizar as suas cobranças sem perder a qualidade do atendimento, é a tecnologia. Existem diferentes canais e ferramentas que auxiliam os profissionais a fazerem abordagens mais certeiras, além de garantir um processo muito mais moderno e inteligente. Na Facto, usamos soluções como conexão de dados, portal de autonegociação, portal de transparência, entre outros. Você pode saber mais aqui.
E claro que o relacionamento é muito importante com todos os associados, sejam inadimplentes ou não. Lembre-se sempre que o associado negativado pode voltar a ser um associado ativo. Dessa forma, preservar o bom relacionamento e humanização em todas as fases de contato é fundamental para manter este associado sempre por perto. E usar as dicas dos tópicos anteriores é o melhor caminho, leve em consideração na hora de planejar a sua estratégia.
Por fim, parcerias são sempre importantes, seja com associados, é claro, ou terceiros. Portanto, se você quer garantir a redução da sua carteira de inadimplentes na sua cooperativa, mantenha os parceiros certos.
A Facto oferece soluções especializadas em recuperação de crédito, promovendo a gestão eficiente da inadimplência de forma ágil e transparente, além de fornecer soluções integradas e humanizadas para a área de atendimento ao cliente. Contamos com recursos certos e profissionais treinados para garantir que tudo que falamos até aqui seja cumprido com excelência. Afinal, mais do que cobrar, aproximamos pessoas para voltarem a ter uma relação comercial saudável de novo. Por isso, quando o assunto for redução da inadimplência, conte com a gente!
Para responder a esta pergunta, vamos abordar tópicos relacionados aos reais impactos da inadimplência em cooperativas e como essa realidade afeta o dia a dia dos profissionais e o crescimento dos negócios.
Descubra como reduzir a inadimplência em cooperativas
Primeiro, quando uma cooperativa se encontra com uma carteira de associados inadimplentes, ela tem um desafio pela frente. Portanto, em sua rotina ela precisa incluir um processo de recuperação de crédito pensado estrategicamente. Afinal, a experiência que o cooperado terá na abordagem de negociação fará toda a diferença na hora dele decidir quitar a sua dívida ou não. Além disso, essa tratativa também influenciará na aproximação ou afastamento do cooperado, que pode decidir por não voltar a fazer negócios com a instituição.
- Inclusive, já trouxemos algumas dicas sobre como implementar uma cultura voltada ao Customer Experience, confira!
Como resultado desta realidade, a cooperativa terá aumento de demandas, mais esforço humano e precisará fazer mais investimentos em ferramentas e parceiros para ter sucesso em seus contatos com os associados que estão em dívidas.
Além de não interromper o fluxo de trabalho, contar com um processo de negociação adequado torna muito mais fácil retomar o relacionamento com o associado, visto que é possível ganhar abertura para uma reaproximação. Por este motivo, incluir no plano estratégico da cooperativa a recuperação de crédito é uma alternativa que, além de reduzir a inadimplência, ajuda a fortalecer relacionamentos e a melhorar a saúde financeira das pessoas.
- Conheça também como um Portal de Negócios pode auxiliar no seu processo de cobrança.
Para ajudar ainda mais você a alcançar o sucesso na redução da inadimplência na sua cooperativa, separamos algumas dicas. Acompanhe:
1. Estratégia de pré-contato
Mais do que entrar em contato com uma lista enorme de associados, é fundamental ter uma estratégia para tornar o contato mais assertivo. Saber previamente com quantas pessoas a cooperativa iniciará uma conversa e quais as expectativas com essas ações é muito importante para mensurar os resultados. Também é indispensável segmentar as listas, entender o contexto da carteira e quais são os motivos por trás das dívidas.
2. Tenha um roteiro de abordagem e objeções
Para dar continuidade ao primeiro tópico, é necessário ter um roteiro de abordagem para despertar o interesse do associado, além de estratégias para lidar com as objeções. Se para sua cooperativa isso estiver bem definido, será mais fácil ter sucesso nos contatos. Isso porque, com profissionais preparados, as chances de atingir o objetivo são maiores.
Por isso, se você não tiver essa estrutura internamente, a melhor alternativa é terceirizar o serviço com um parceiro especializado, que ajudará você a reduzir a inadimplência na sua cooperativa com muito mais eficiência.
3. Utilize ferramentas tecnológicas
Outra alternativa para agilizar as suas cobranças sem perder a qualidade do atendimento, é a tecnologia. Existem diferentes canais e ferramentas que auxiliam os profissionais a fazerem abordagens mais certeiras, além de garantir um processo muito mais moderno e inteligente. Na Facto, usamos soluções como conexão de dados, portal de autonegociação, portal de transparência, entre outros. Você pode saber mais aqui.
4. Foque em fortalecer o relacionamento com associados
E claro que o relacionamento é muito importante com todos os associados, sejam inadimplentes ou não. Lembre-se sempre que o associado negativado pode voltar a ser um associado ativo. Dessa forma, preservar o bom relacionamento e humanização em todas as fases de contato é fundamental para manter este associado sempre por perto. E usar as dicas dos tópicos anteriores é o melhor caminho, leve em consideração na hora de planejar a sua estratégia.
5. Faça parcerias certeiras
Por fim, parcerias são sempre importantes, seja com associados, é claro, ou terceiros. Portanto, se você quer garantir a redução da sua carteira de inadimplentes na sua cooperativa, mantenha os parceiros certos.
A Facto oferece soluções especializadas em recuperação de crédito, promovendo a gestão eficiente da inadimplência de forma ágil e transparente, além de fornecer soluções integradas e humanizadas para a área de atendimento ao cliente. Contamos com recursos certos e profissionais treinados para garantir que tudo que falamos até aqui seja cumprido com excelência. Afinal, mais do que cobrar, aproximamos pessoas para voltarem a ter uma relação comercial saudável de novo. Por isso, quando o assunto for redução da inadimplência, conte com a gente!
